Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

A arte da caricatura no Brasil

Na primeira caricatura, Porto Alegre apresentou Justiniano José da Rocha, diretor do Jornal Correio Oficial, ligado ao governo, recebendo um saco de dinheiro.


O nome “caricatura” foi utilizado pela primeira vez em 1646, para nomear uma série de desenhos satíricos do italiano Agostino Carracci que retratava tipos populares de Bolonha, na Itália.

A caricatura é a representação gráfica de uma pessoa, animal ou coisa, de uma cena, exagerando certos aspectos, com intuito satirizar ou de criticar.

O primeiro caricaturista do Brasil, Manuel de Araújo Porto Alegre, publicou a primeira caricatura, anonimamente, no Jornal do Comércio, em 14 de dezembro de 1837. Ele fez uma sátira do jornalista Justiniano José da Rocha, seu inimigo.

Angelo Agostini também foi um dos primeiros caricaturistas. Italiano, radicado no Brasil, publicou seu primeiro trabalho, na “Revista Ilustrada”, intitulada, mais tarde, por Joaquim Nabuco de “Bíblia da Abolição dos que não sabem ler”. Agostini colaborou muito com a história da Imprensa do país.

Além das caricaturas de Dom Pedro II, outros políticos, também bastante explorados pelos caricaturistas foram: Campos Sales, exposto por sua vaidade, Artur Bernardes, sempre apresentado como ditador e Getúlio Vargas, por sua esperteza. De estatura baixa, este aspecto físico, era bastante explorado.

Os comerciantes portugueses eram personagens preferidos dos caricaturistas. Eram representados como aqueles que roubavam no peso das mercadorias, misturavam água no leite e areia na massa do pão.

A caricatura serviu para propagar grandes acontecimentos, denunciar a corrupção no país e acompanhou toda a trajetória do cenário político como a transformação da Monarquia em República no século XIX.

Depois desse período de instabilidade, surgiram novas revistas: “Semana Ilustrada” e as Revistas de humor: “Careta” e “Fon fon”.


Cida Alves.



3 comentários:

  1. Gostei muito desta matéria!
    Também dou uns rabiscos de caricatura se você estiver endereçada da uma olhada no meu blog valeu ser ar um enorme prazer ter você um comentário seu lá vou ficar muito grato!

    ResponderExcluir
  2. Meu blog é http://walalvesshow.blogspot.com
    Um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir