Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cinema gratuito nas comunidades do Rio


Realengo foi beneficiado pelo "Visões da Vida".

A Polícia Militar, em parceria com o Instituto Vencer, trouxe para o Rio de Janeiro, o projeto “Visões da Vida”, que leva cinema ás comunidades. A idéia é realizar um circuito itinerante, composto por exibições audiovisuais, totalmente gratuitas.

Com á colaboração do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente, Batalhão de Patrulhamento em Áreas Turísticas, Companhia de Cães, Odontoclínica do Grupo Especial de Salvamento e Resgate, Companhia de Música e do PROERD foram organizadas ações sociais e de entretenimento.

O Primeiro dia do projeto na comunidade pacificada pela polícia, no Batan, em Realengo, foi um sucesso. Na segunda etapa, na Cidade de Deus, moradores também receberam com muita alegria. Nos primeiros horários, as filas se formavam para entrada do cinema.

As sessões, com inicio ás oito e meia e término ás dezoito horas com direito a pipoca e refrigerante atraiam ainda mais a criançada.

Este projeto, que leva cinema gratuito para as comunidades, é uma iniciativa inédita que além de promover a cultura, aborda a importância do cuidado com a saúde.

As próximas comunidades, que receberão o projeto, serão: São Gonçalo, Santa Marta e Três Rios.

Cida Alves



domingo, 17 de outubro de 2010

A internet chegou para todo mundo


Heloisa Buarque de Holanda em evento sobre o Cultura.RJ

Durante o mês de junho deste ano, foi oficializado o portal da Cultura.rj, organizado pela Secretaria Estadual de Cultura (SEC).
O cultura.rj” é uma revista online, disponível para todo o Estado do Rio, para pessoas envolvidas em manifestações artísticas e queiram colaborar com a divulgação de eventos de seu município foi criado como forma de mostrar a diversidade existente e propagar a cultura da cidade. No site tem um espaço direcionado para produtores e gestores, que poderão criar suas próprias páginas culturais. Também tem um banco de cultura para trabalhos autorais (vídeos, áudios e textos).
Segundo José Emílio Rondeau, Coordenador do SEC, “o cultura.rj” pretende ser a voz da cultura do Estado do Rio.
Em referência à nova iniciativa da Secretaria de Cultura do Rio, Heloisa Buarque de Holanda, diz: “estamos na era do acesso e do crescimento brusco da internet”. Segundo a professora Heloisa, apesar da era da internet, estamos numa época em que o intelectual é um bem de muito valor no mercado; não se vende este bem, ele tem mais valor que o capital material. Também comentou sobre o filme “Avatar”, do diretor Cameron. De acordo com ela, este filme praticamente foi feito pelo Design e não pelo cineasta.
Heloisa também falou sobre a nova febre do momento, o ebock . “Na narrativa digital não temos como organizar índice, prefácio etc. Na internet não temos controle. O ebock é fascinante, mas não temos como organizar”.
Durante o evento de oficialização do site “cultura.rj”, Oona Castro, do Orvemundo, diz que se hoje temos dificuldades, mesmo com a internet, imagine na época de Gutenberg, em que só a elite tinha acesso aos livros. Oona fez uma comparação entre as informações de antigamente com as dos dias atuais. Por exemplo: até pouco tempo, os aparelhos eram analógicos, hoje são digitais. O que era tangível passou para intangível, o que era escasso, para abundante, o rival passou a não rival e o que era exclusivo passou a não ser exclusivo. Segundo a Diretora do Orvemundo, a Internet colabora com todos, não há rivalidade ou exclusão, no acesso do outro.
Oona comenta que com os novos aparelhos digitais e o barateamento da tecnologia, foi possível a ampliação do acesso à internet, o que ocasionou a apropriação de novas mídias e a descentralização da produção, a difusão e o acesso. E avisa: “Na internet o que tem valor é o conteúdo e não o aparelho”. E segue: Segundo ela, antes o cantor lançava um CD para venda, agora com o crescimento da Internet, lança para show. “A Cultura Digital é o marco civil da internet” completou a diretora do orvemundo.

Cida Alves.