Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

Antiguidade Clássica

Escultura


Augusto com o manto de sumo pontífice, séc. I a.c

A escultura romana, assim como a arquitetura, sofreu influência da arte etrusca e da arte grega, do período clássico.
Os gregos usavam a mitologia para explicar a origem dos seres dos fenômenos da natureza. Com o tempo, sua mitologia passou a ser expressa não só através de narrativas orais, mas, principalmente, por intermédio das artes plásticas.
Para os gregos, a arte era mais convincente quando se assemelhava à vida. Eles se interessavam pela essência das coisas, mais do que pelas aparências. Por isso, na arte grega, destacava-se a busca pelo equilíbrio entre a verossimilhança e a abstração.
A escultura representava, simbolicamente, o status dos imperadores e das classes nobres, o que se notava nos retratos fúnebres, nas efígies das moedas e nas esculturas oficiais.


Os numerosos retratos de Augusto, oferecem uma imagem precisa da escultura de seu tempo. (Augusto com o manto de sumo pontífice, séc. I a.c).
Cleômenes, artista grego, representou Augusto com a nudez característica dos heróis de sua pátria.
A partir do Séc.I d.c. a escultura romana é fortemente influenciada pela arte helenística. Dessa influência resultam obras que revelam uma grande sensibilidade, entre outras a representação de Messalina, trazendo nos braços o pequeno britânico.

Cida Alves.

Antiguidade Clássica

Arquitetura

Foto divulgação


Arcos de triunfo - França

A arte romana sofreu influências tanto da arte etrusca, que expressava a realidade e revelava um povo alegre, que amava a vida, quanto da arte grega que expressava um ideal de beleza.
Para Roma foram muitos artistas gregos e produziram cópias de estátuas helênicas. Os gregos diziam que as coisas úteis, deveriam ser belas, enquanto os romanos achavam que as coisas belas deveriam ser úteis.
A arte romana buscou nos gregos, concepções clássicas dos estilos jônico, dórico e coríntio, aos quais acrescentava novos estilos, como o toscano e o compósito, usados na arquitetura.
Dos etruscos, a arte romana herdou muitos conhecimentos e algumas técnicas, como: a utilização do arco e da abóbada; a construção de cidades cercadas de muralhas, a construção de pontes e túneis, a edificação de templos e de túmulos- sendo uma de suas características, a semelhança com as casas.
A arquitetura romana destaca-se pela grandiosidade de suas construções e refletia as conquistas e as riquezas dessa sociedade.

Exemplos de arquitetura clássica:

- O Coliseu é a obra mais conhecida do período dos Flávios. O gigantesco anfiteatro, iniciado pelo imperador Vespasiano e inaugurado em 80 d.c., por seu filho Tito, une elementos da arquitetura grega, como as colunas dóricas, jônicas e coríntias, ao arco, tipicamente romano.

- Os arcos de triunfo são monumentos característicos da arquitetura romana. Construído para celebrar acontecimentos de importância para a comunidade, esses arcos apresentam notável sentido de proporção e harmonia.

- A “Maison carrée”, é uma das mais famosas construções romanas na província, é um modelo clássico da arquitetura grega.

Cida Alves.