Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A importância da leitura no dia-a dia

Edição 11 de agosto de 2010

O texto da Revista Veja, de Jerônimo Teixeira e Daniela Macedo, trouxe um assunto muito interessante: “Falar e escrever bem: rumo à vitória”. A reportagem demonstra a importância da leitura e toma por base uma analise de trechos dos discursos dos três candidatos á Presidência: Marina da Silva, José Serra e Dilma Rousseff.

Ao ler o texto, nota-se a importância e a necessidade da leitura para se expressar bem, e ter uma comunicação sem ruídos. Uma pessoa bem informada e dedicada à leitura, tem muitos assuntos para transmitir; sente firmeza na voz ao fazer um discurso; tem facilidade de se comunicar, além de ter fácil absorção das mensagens que são transmitidas e ainda, sabe lidar bem em situações embaraçosas.

A reportagem da Veja dá algumas dicas de como melhorar na língua portuguesa entre e cita Francisco Ferreira dos Santos e sua grande obra: o dicionário analógico da língua portuguesa.

Além de várias formas de buscar afinidade com as palavras, atualmente, a internet é um meio de comunicação rápido e que pode colaborar muito para se ter um bom texto e como resultado ter uma boa locução.

Quem se dedica à leitura, não importa o assunto, tem capacidade para se expressar melhor, tem argumentos firmes, uma dicção clara e ao falar mostra desembaraço nas palavras, ou seja, se expressa com desenvoltura.

Uma pessoa bem informada passa consistência na voz, sabe improvisar um discurso e prende a atenção do ouvinte.

A leitura enriquece o vocabulário; o pensamento flui mais rápido, e através de uma voz nítida, a mensagem é recebida com mais credibilidade.

Não se fala da mesma maneira como se escreve, mas quem lê sabe utilizar palavras certas para cada momento e transmite naturalidade na voz.

È imprescindível ler e escrever bem para se ter uma boa locução. Nossa voz é parte da nossa identidade, porque é, através deste canal, que transmitimos nossos conhecimentos; nossos pensamentos e deixamos transparecer a nossa cultura.

Esta reportagem da Veja faz refletir sobre algo imprescindível nestes novos tempos e que é essencial para nosso crescimento pessoal e profissional: a necessidade de se expressar bem.

Cida Alves

Um comentário:

  1. Oi Cida
    Estou agradecendo pelo email e pela visita em meu blog
    Um forte abraço e feliz 2011

    ResponderExcluir